Escolha a
Cidade:

ss
Login
Esqueci a senha

O que você faz

Transforma o mundo.


Voltar

Notícias



Ciclo de Desenvolvimento: Voluntários Transformadores



O Ciclo tem o objetivo de desenvolver competências nas pessoas que atuam como voluntários, ou que desejam iniciar uma ação social transformadora. Dividido em 05 módulos de três horas cada um, o Ciclo conta com momentos de aprendizagem em grupo, discussões e vivências que facilitam a compreensão dos conteúdos.

Quem pode participar?
Voluntários atuantes, pessoas que querem iniciar a prática do voluntariado e profissionais que atuam no social.

Programa

Módulo I - Empreendendo Ações Voluntárias
- Empreendedorismo social
- Cidadania
- O despertar do voluntariado

Empreendedor é o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza ações. Ele está sempre buscando novas idéias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seu grande sonho. Neste módulo, trabalharemos com conquistas individuais de cada um e de que maneira podemos sonhar e colocar em prática ações voluntárias transformadoras que façam sentido para todos os envolvidos. 

 

Módulo II - Ligando-me a uma causa ou Instituição Social
- Pontes de ligação e identificação: eu e a instituições

Existem diversas maneiras de ação social, e cada um de nós atua nesta área por uma determinada razão. Na relação profissional e voluntária cada indivíduo estabelece pontes de ligação com a organização onde participa. Neste módulo trabalharemos estas pontes e como elas podem servir para o desenvolvimento do ser humano. As instituições só se desenvolvem se as pessoas que a compõem se desenvolvem. Podemos fazer isso por meio do voluntariado?

 

Módulo III - Melhorando os resultados de minhas ações
- Tendências da humanidade
- Relacionamento: Voluntário e Comunidade

Olhando para o desenvolvimento da humanidade através dos tempos, vê-se um processo de despertar da autoconsciência do ser humano. Hoje, a individuação e a cooperação são posturas que tomamos em nossas vidas. Nesta oficina serão trabalhados os conceitos da história da liderança e voluntariado, a integração e equilíbrio entre o processo da individuação e cooperação e uma vivência prática de relacionamento entre voluntários e beneficiados.

 

Módulo IV - Comunicar e aprender, como fazer?
- Canais de comunicação
- Como eu me comunico?

Comunicar é estar em sintonia com o outro (uma pessoa, um grupo) de modo que a comunicação flua e possa atingir sua finalidade. Para comunicar é necessário perceber o outro, escutar, respeitar a fala do outro e expressar suas mensagens de maneira assertiva. Neste módulo serão trabalhados os sistemas de comunicação das pessoas, a utilização destes canais para uma boa comunicação.

 

Módulo V - Pessoas diferentes, objetivos em comum
- Conflitos
- Administração de conflitos

Todos os conflitos têm na sua origem, as diferenças. No entanto, nem todas as diferenças significam conflitos. Ter diferenças é natural, elas são necessárias para a vida, a questão são as maneiras de encará-las e vivenciá-las. Um conflito social acontece quando pelo menos uma pessoa, partido ou grupo experimenta a diferença entre ele e o outro como um estorvo para viver ou realizar as próprias idéias, sentimentos e propósitos. Nesta oficina serão abordadas as etapas de intensificação do conflito e quais são os caminhos para solucioná-los.


Veja no menu agenda a programação do próximo ciclo!

CLASSIFICADOS SOCIAIS >> ver todos

  • Organizador para bazar

    Conhecimento em seleção de roupas e objetos para venda em bazar e noções de...

    Leia mais(+)
  • Eletrecista

    Olá pessoa, tudo bem? Nos aqui do Projeto Vida, estamos ampliando e transferindo...

    Leia mais(+)
  • Noite do Pastel AFECE

    Ser Ágil, Dinâmico, Comunicativo, pois auxiliara no preparo, Montagem e fritar os...

    Leia mais(+)


Últimas no Twitter

Centro de Ação Voluntária de Curitiba - Todos os direitos reservados - Termos de uso